08/12/2011

IKEA - O Público e a Controvérsia

    

     Todos sabem que a publicidade tem sempre um público alvo, uns mais definidos outros mais abrangentes, mas toda a publicidade estuda um determinado público, para depois fazer escolhas de mensagens que mais facilmente possam penetrar esse nicho de pessoas.
     Agora, o que acontece quando uma marca global, que quer e chega a todos, faz uma publicidade especifica para um nicho? Certamente controvérsia!
     Apresento aqui o caso recente da cadeia IKEA que lançou uma publicidade para a comunidade LGBT, com uma publicidade simples, directa e sem grandes rodeios, "comprem IKEA porque somos uma marca para todos".
     Claramente que as reacções da população portuguesa serão divergentes caso a caso, havendo quem ache a publicidade de mau gosto e quem acredite ser um passo em frente. Algo assim já aconteceu em Itália com esta publicidade, e correntes a favor e contra.
     Agora, o que importa realçar é que aqui para além da mensagem de inclusão e de tolerância, a cadeia IKEA segue uma linha de comunicação muito simples, e só possível graças ao (re)conhecimento que a marca tem: Bem ou Mal não importa, desde que falem, tudo bem.

Sem comentários:

Enviar um comentário